sábado, 31 de janeiro de 2015

Impostos!

Pago impostos para ter segurança, mas já tive minha casa roubada,um carro roubado e, em alguns lugares minha cidade, quem nem é cidade grande, não tenho segurança de andar nem durante o dia. O escuro da noite, mais ainda me amedronta. Pra evitar que minha casa seja roubada, tive que aumentar o muro, colocar alarme e cerca elétrica. No carro, alarmes e trancas melhores, além do seguro, que me custa uns bons reais por ano.

Pago impostos pra ter justiça, mas tenho um processo parado na justiça federal desde 2009, aguardando uma decisão da segunda instância, embora já tenha jurisprudência, no STJ que me garante ganho de causa. Minha mãe tem dois processos em condição semelhante, há décadas, mesmo ela tendo já, quase 80 anos de idade.

Pago impostos pra ter infraestrutura, mas ando por estradas e ruas esburacadas, mal construídas e mal mantidas, que danificam meu carro, causando insegurança e despesas. Na minha cidade, vejo sujeira e abandono por todo lado. Vi patrimônio público sendo sumariamente destruído. Além do que, vejo os sistemas de fornecimento de água e energia à beira do colapso. Mesmo considerando que os governantes não têm poder para definir quando e onde vai chover, eles foram, e são responsáveis pelo caos, uma vez que trataram e ainda estão tratando politicamente as poucas reserva que ainda temos.

Pago impostos pra ter saúde, mas tenho que pagar também um plano de saúde, pra ter dignidade no atendimento. Vejo pessoas ficando sem remédios que deveriam ser distribuídos pela rede pública. Vejo pessoas aguardando atendimento por um atendimento precário, no pronto socorro, sem o mínimo conforto, sem o mínimo respeito, mesmo tendo um prédio novinho semi-acabado a cinquenta metros de distância.

Pago impostos pra ter educação, estudo em faculdade pública, mas quinhentos mil alunos tiraram zero na nota da redação do ENEM... Preciso de mais argumentos?